• BlinDog

Como saber se meu cachorro está cego


Assim como os humanos, cachorros podem ter cegueira desde o nascimento, além de também desenvolver cegueira por doenças hereditárias, contagiosas, verminoses, má nutrição, idade, catarata, diabetes, dentre outras razões.

Independente de qual for a suspeita, é importante que haja acompanhamento. O órgão da visão é extremamente sensível, e qualquer alteração nos olhos deve ser muito bem avaliada por um médico veterinário, de preferência um especialista em oftalmologia para que ele possa viver cada vez melhor.


Mas lembre-se: não adianta só levar ao veterinário. É preciso dar uma atenção especial ao seu pet. Afinal de contas, ninguém melhor do que o tutor para conhecer o seu bichinho e guiá-lo pela voz. Pois, por confiar no tutor, o cachorro cria uma relação ainda maior de confiança com ele.


Se seu cachorro está cego ou há uma suspeita, é importante ter certeza para compreender quais medidas tomar para cuidar cada vez melhor dele. Por isso, é importante estar atento às alterações de aspectos do olho e em mudanças comportamentais, para saber se o cão está mesmo perdendo a visão. Aqui vão algumas dicas para te ajudar!


QUANDO SUSPEITAR DE QUE MEU CACHORRO ESTÁ CEGO?


- Parece estar confuso ao se locomover

- Esfrega ou espreme os olhos com frequência

- Esbarra em pessoas e objetos

- Não acerta trajetos comuns (como o caminho que toma para fazer suas necessidades)

- Olhos não respondem à luz e as pupilas ficam dilatadas

- Olhos parecem descoloridos ou esbranquiçados

- Olhos possuem secreção constante e regular


Bob e seus olhinhos esbranquiçados, sinal típico da catarata.

SINAIS MAIS COMUNS DE CEGUEIRA


Olho azul

Se o olho do seu pet está azulado ou sofre qualquer alteração de cor, essa mudança indica uma inflamação e uma das camadas do olho (a túnica vascular). A esta mudança de cor, se dá o nome de uveíte e ela pode ser causada por infecções bacterianas, virais, traumas que não precisam ser apenas traumas oculares, porém de qualquer gênero, e até por problemas na produção de lágrimas.

Para compreender as razões da alteração de cor, é ideal levar seu cachorro para investigar se o cão está apenas atingindo um processo da idade avançada, ou se enfrenta consequência de qualquer doença.


Olho branco

Os olhos do seu cachorro pode ficar branco de forma gradual e lenta, tornando assim mais fácil perceber a ocorrência, pois se dá durante vários dias. A princípio, muitas vezes o tutor pode não perceber, ou ver apenas uma leve e fina camada branca e opaca, de aspecto leite pastoso nos olhos do animal e nestes casos o animal não está completamente cego

Dentre as diversas razões para seu cãozinho sofrer alguma alteração física ocular, há muitas outras. Os motivos que levam a cegueira podem ser variados, por isso, mantenha o cartão de vacinas em dia e leve seu pet ao veterinário regularmente!


Qualquer suspeita só pode ser confirmada após passar por uma avaliação veterinária. Em qualquer situação similar, procure a recomendação de um bom veterinário próximo a você que possa cuidar do seu pet com atenção e lhe dar todas as possíveis orientações para reversão do quadro. Para nós humanos a visão é super importante, por isso normalmente acreditamos que é também um dos sentidos mais relevantes para os cães. Quando na verdade, a adaptação com faro e audição são muito mais simples para o cachorro. Mas não se assuste: se o seu cachorro chegar a ficar sem visão, mantenha a calma, com carinho e paciência vocês vão se adaptar a essa nova fase!


Quer conhecer mais sobre a solução que desenvolvemos para cachorros cegos? Envie uma mensagem para o (84) 99606.9051 ou para contato@blindog.com e conheça mais a BlinDog!

>> LEIA MAIS: Meu cachorro tem catarata. E agora?




921 visualizações
A BlinDog

A BlinDog é uma empresa inovadora e moderna que se preocupa tanto com o animal de estimação quanto com o seu tutor. Foi construída com base em quatro pilares fundamentais para atingir o sucesso: qualidade, inovação, design e sustentabilidade. Somos uma empresa consciente e lutamos pelo bem-estar dos animais e por um mundo cheio de melhores amigos.

​​​Blindog ​© 2015-2019

Contatos

(84) 99606.9051

contato@blindog.com.br

Instituto Metrópole Digital, Sala A414

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon