Assim como os humanos, cachorros podem ter cegueira desde o nascimento, além de também desenvolver cegueira por doenças hereditárias, contagiosas, verminoses, má nutrição, idade, catarata, diabetes, dentre outras razões.
Independente de qual for a suspeita, é importante que haja acompanhamento. O órgão da visão é extremamente sensível, e qualquer alteração nos olhos deve ser muito bem avaliada por um médico veterinário, de preferência um especialista em oftalmologia para que ele possa viver cada vez melhor.
Mas lembre-se: não adianta só levar ao veterinário. É preciso dar uma atenção especial ao seu pet. Afinal de contas, ninguém melhor do que o tutor para conhecer o seu bichinho e guiá-lo pela voz. Pois, por confiar no tutor, o cachorro cria uma relação ainda maior de confiança com ele.
Se seu cachorro está cego ou há uma suspeita, é importante ter certeza para compreender quais medidas tomar para cuidar cada vez melhor dele. Por isso, é importante estar atento às alterações de aspectos do olho e em mudanças comportamentais, para saber se o cão está mesmo perdendo a visão. Aqui vão algumas dicas para te ajudar!
QUANDO SUSPEITAR DE QUE MEU CACHORRO ESTÁ CEGO?
- Parece estar confuso ao se locomover
- Esfrega ou espreme os olhos com frequência
- Esbarra em pessoas e objetos
- Não acerta trajetos comuns (como o caminho que toma para fazer suas necessidades)
- Olhos não respondem à luz e as pupilas ficam dilatadas
- Olhos parecem descoloridos ou esbranquiçados
- Olhos possuem secreção constante e regular
SINAIS MAIS COMUNS DE CEGUEIRA
Olho azul
Se o olho do seu pet está azulado ou sofre qualquer alteração de cor, essa mudança indica uma inflamação e uma das camadas do olho (a túnica vascular). A esta mudança de cor, se dá o nome de uveíte e ela pode ser causada por infecções bacterianas, virais, traumas que não precisam ser apenas traumas oculares, porém de qualquer gênero, e até por problemas na produção de lágrimas.
Para compreender as razões da alteração de cor, é ideal levar seu cachorro para investigar se o cão está apenas atingindo um processo da idade avançada, ou se enfrenta consequência de qualquer doença.
Olho branco
Os olhos do seu cachorro pode ficar branco de forma gradual e lenta, tornando assim mais fácil perceber a ocorrência, pois se dá durante vários dias. A princípio, muitas vezes o tutor pode não perceber, ou ver apenas uma leve e fina camada branca e opaca, de aspecto leite pastoso nos olhos do animal e nestes casos o animal não está completamente cego
Dentre as diversas razões para seu cãozinho sofrer alguma alteração física ocular, há muitas outras. Os motivos que levam a cegueira podem ser variados, por isso, mantenha o cartão de vacinas em dia e leve seu pet ao veterinário regularmente!
Qualquer suspeita só pode ser confirmada após passar por uma avaliação veterinária. Em qualquer situação similar, procure a recomendação de um bom veterinário próximo a você que possa cuidar do seu pet com atenção e lhe dar todas as possíveis orientações para reversão do quadro. Para nós humanos a visão é super importante, por isso normalmente acreditamos que é também um dos sentidos mais relevantes para os cães. Quando na verdade, a adaptação com faro e audição são muito mais simples para o cachorro. Mas não se assuste: se o seu cachorro chegar a ficar sem visão, mantenha a calma, com carinho e paciência vocês vão se adaptar a essa nova fase!
Quer conhecer mais sobre a solução que desenvolvemos para cachorros cegos? Envie uma mensagem para o (84) 99606.9051 ou para contato@blindog.com e conheça mais a BlinDog!
Comentários