• BlinDog

Dicas para cuidar de um cachorro cego

Atualizado: 16 de Abr de 2019


Conviver com seu cachorro pode ser um desafio se ele estiver cego. Ao receber a primeira suspeita de diagnóstico de perda de visão, todo tutor fica preocupado. As perguntas inseguras variam entre “como ele vai encontrar a comida?” e comentários de “por que conosco?”.


Nós sentimos muito ao lidar com a perda da visão de nossos cachorros. Contudo, conviver e cuidar de um cachorro cego pode ser mais simples do que parece.


Para os cães os sentidos do olfato e da audição irão prevalecer na hora de guiá-lo nessa nova fase. Você deve ficar tranquilo e passar confiança, pois mesmo cego ele irá se adaptar muito bem!


COMO É A VIDA DE UM CACHORRO CEGO?

De forma geral, os animais se adaptam melhor que os seres humanos diante da necessidade de compensar sentidos como visão, olfato e audição. A vida de um cachorro cego se dará como a vida de um cão idoso, que se distingue de outros apenas por fatores comuns a velhice. Na maioria dos casos, o cachorro sentirá mais sonolência e levará uma vida menos agitada. Muitas vezes, seu cachorro irá preferir dormir a brincar com as coisas que brincava anteriormente. Os passeios pela casa irão ter menor frequência, bem como o fato de estar cego fará com que seu cão prefira passeios mais próximos a você ou móveis que o ajudem a se situar no ambiente.


NÃO POSSO MAIS BRINCAR COM MEU CACHORRO?

Pode sim! Apesar da vulnerabilidade que a cegueira causa, seu cachorro continua o mesmo: brinque de forma que ele lhe reconheça! Evite sons altos demais que possam confundi-lo, ou atividades que possam fazer ele perder o senso de direção. Dar atenção ao seu mascote é essencial em qualquer fase da vida.


QUE CUIDADOS TER COM MEU PET?


O cãozinho passará por um período de adaptação e com o tempo suas atividades serão feitas de maneira mais natural. Mas todo cuidado é pouco, não é mesmo?! Aí vão alguns hábitos que podem ser incorporados à sua rotina para deixar a vida do seu cão mais segura e feliz:

1. Adapte o ambiente

2. Evite correr pela casa

3. Olhe para baixo ao se locomover

4. Aviser às visitas que seu cão é cego

5. Ajude seu cão cego a ficar mais confiante conversando com ele

6. Quando for passear com o seu cão cego, use uma guia curta

7. Nunca aborde seu cachorro cego por trás

8. Adquira uma coleira para cachorro cego


Adapte o ambiente

Evite mudar os móveis de lugar, pois isso facilita a locomoção do seu cãozinho cego. Para a adaptação dos cães à casa depois de perder a visão é importante manter os móveis no lugar de sempre. Assim, ele se sentirá em um ambiente familiarizado e vai se locomover com o auxílio da memória de onde fica cada objeto. Outro ponto importante é ter bastante atenção às quinas de móveis, objetos que podem se quebrar, objetos pontiagudos e escadas. Se você tiver uma escada, coloque um portão para prevenir que o cachorro tropece sem querer. O uso de tapetes anti-derrapantes pode ajudar na movimentação de cômodo para cômodo.  

Evite correr pela casa

A agitação da rotina faz com que muitas vezes a gente queira correr dentro de casa. Mas não vale a pena. Ao esbarrar no seu cachorrinho cego, você pode machucá-lo, e assustá-lo, podendo fazer com que ele fique com medo de se locomover pela casa. O ideal é sempre ter cuidado, evitando situações de risco.


Olhe para baixo ao se locomover

Parece besteira, mas pela familiaridade com a casa, as pessoas costumam caminhar desatentas ao que estão fazendo, e muitas vezes tropeçam no cachorro. Se seu cachorro está cego, tenha cuidado dobrado ao andar pela casa.


Avise às visitas que seu cão é cego

Para que todos tenham os cuidados básicos com seu cachorro cego, é importante avisar as visitas sobre seu cãozinho. Deixar que o cão cheire a mão de quem vai interagir com ele, ajuda a evitar que ele se assuste ao ser tocado de repente.


Ajude seu cão cego a ficar mais confiante conversando com ele

Conversar com os pets faz muito bem para você e para ele. Se você sempre encorajar seu cachorro, ele vai sentir que pode fazer as coisas sozinho e cada vez mais terá maior confiança e independência. Além, é claro, de confiar cada vez mais em você por reconhecer sempre sua voz e seus agrados!


Quando for passear com o seu cão cego, use uma guia curta

Com a perda da visão o cachorro pode perder o estímulo de sair de casa, mas é importante que ele se mantenha ativo! Usar uma guia curta o ajuda a ficar protegido perto do tutor e a atender aos comandos com mais facilidade. Deixá-lo livre muitas vezes permite ao cachorro descer degraus das calçadas e passar por áreas de risco, com piso áspero ou até perigosos (com cacos de vidro, por exemplo) que seria melhor desviar. Você também pode ajudar levantando suavemente o seu cachorro quando ele estiver subindo qualquer elevação ou obstáculo difícil de contornar.


Adquira uma solução para cachorro cego

Ao perder a visão, seu cachorro cego passa a depender um pouco mais de você: é hora de retribuir todas as vezes que ele esteve ali ao seu lado. Para garantir maior autonomia e segurança pro seu cãozinho, é ideal que você adquira uma solução própria para cachorro cego.



Existem várias opções no mercado. Indo desde uma viseira que protege os olhinhos, um aro que evita batidas na cabeça, até uma solução tecnológica que alerta o cão com vibrações. A maioria impede que haja uma pancada intensa entre o cachorro e o obstáculo, permitindo que ele ande com maior liberdade. Porém, mesmo sem se machucar, o choque ainda afeta muito o cachorro cego, fazendo com que cada vez mais ele prefira repousar à andar pela casa interagindo com as coisas ao redor. Por isso, é importante adquirir algo que evite essa colisão e permita que seu cãozinho tenha a liberdade de ir e vir em total segurança!


Já testou uma alguma das soluções? Mande uma mensagem no contato@blindog.com.br e conte sua história!




965 visualizações
A BlinDog

A BlinDog é uma empresa inovadora e moderna que se preocupa tanto com o animal de estimação quanto com o seu tutor. Foi construída com base em quatro pilares fundamentais para atingir o sucesso: qualidade, inovação, design e sustentabilidade. Somos uma empresa consciente e lutamos pelo bem-estar dos animais e por um mundo cheio de melhores amigos.

​​​Blindog ​© 2015-2019

Contatos

(84) 99606.9051

contato@blindog.com.br

Instituto Metrópole Digital, Sala A414

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon